sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Remover Atributo Somente Leitura de uma Pasta

            Talvez não seja possível remover o atributo Somente leitura de uma pasta usando o Windows Explorer. Além disso, alguns programas podem exibir mensagens de erro durante a tentativa de gravação dos arquivos na pasta.

            O problema ocorre porque a pasta está personalizada. É possível personalizar uma pasta, clicando em Personalizar esta pasta no menu Exibir. Muitos programas também personalizam pastas (por exemplo, a pasta Fontes acompanha uma personalização padrão da configuração do sistema).

            O Windows Explorer usa o atributo Somente leitura para determinar se a pasta está ou não personalizada. Para contorná-lo, é possível configurar o Windows Explorer para usar o sinalizador Sistema, em lugar do sinalizador Somente leitura. Para fazer isso, execute as seguintes etapas.

1.    Inicie o Editor do Registro (Regedt.exe).

2.    Localize a seguinte chave do Registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer

3.    No menu Editar, aponte para Novo, clique em Valor DWORD e digite o seguinte nome de valor do Registro: UseSystemForSystemFolders

4.    Clique com o botão direito do mouse no novo valor e clique em Modificar.

5.    Digite 1 e clique em OK.

6.    Saia do Editor do Registro.


7.    Após a alteração no Registro, é preciso alterar o atributo Somente leitura de todas as pastas afetadas pelo uso do comando attrib em um prompt (Command.com ou Cmd.exe). Digite attrib /? no prompt de comando para visualizar a sintaxe do comando attrib. Por exemplo, para alterar o atributo Somente leitura para Sistema na pasta C:\Test, use o seguinte comando: attrib -r +s c:\test

Nenhum comentário:

Postar um comentário