terça-feira, 31 de março de 2015

Como Criar Um Compartilhamento Oculto


Dica válida para todos os sistemas Windows.

                Você que é administrador de redes sabe perfeitamente que todos os recursos compartilhados de um ou mais servidores ficam visíveis ao serem acessados por usuários.

                Digamos que você possua um servidor chamado Server01 e que existam 20 pastas compartilhadas no mesmo. Cada pasta corresponde a um setor. Por exemplo: Pastas RH, DP, TI, Custos, Compras, etc. Estas pastas foram configuradas de modo que, por exemplo, somente usuários do setor RH consigam acessar a pasta RH e assim sucessivamente. Mas, imaginemos que o usuário Ricardo do setor DP acesse o servidor Server01 (seja pelo caminho UNC \\server01 ou através de Meus locais de rede). Com isso, todas as pastas compartilhadas estarão visíveis para Ricardo, porém, dependendo das configurações, ele apenas conseguirá acessar sua pasta DP.

                No entanto, como medida de segurança, é possível que você deseje configurar uma pasta compartilhada, porém, que fique Oculta.

                Digamos que você configurou a pasta RH com o compartilhamento oculto. Isso quer dizer que, como no exemplo anterior, se Ricardo acessar o servidor Server01 ele conseguirá visualizar todas as demais pastas, menos a pasta RH. Será como se ela não existisse.


Criando um compartilhamento oculto:

Cenário: A pasta RH é um recurso compartilhado de Server01 (Windows Server 2003).  Esta pasta contém informações sigilosas tais como salários dos colaboradores e demais dados confidenciais. Você deseja fazer de RH um compartilhamento oculto. Seu nome de compartilhamento também é chamado de RH.

1- Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta RH e clique na opção Compartilhamento e segurança...

2- Em Nome do compartilhamento apenas adicione o símbolo de dólar ($) no final do nome RH. Veja a figura abaixo:

Apenas coloque o "$" ao final do nome de compartilhamento.

3- Clique em Aplicar e depois em OK.


Como acessar um compartilhamento oculto?

Visto que você aprendeu a criar o compartilhamento oculto, agora você precisa aprender a como acessar tal recurso.
  
1.  Clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou clique no menu Iniciar -  Pesquisar programas e arquivos (Windows 7). Para Windows Server 2008 clique no menu Iniciar - Iniciar Pesquisa.

2- Entre com o caminho UNC (universal naming convention) do recurso compartilhado seguido do símbolo de $. Conforme o cenário descrito anteriormente, a pasta compartilhada RH está localizada em Server01. Então o UNC é:


\\server01\rh$

Se você desejar mapear um compartilhamento oculto faça a mesma coisa
  
Mapeando o compartilhamento oculto RH em Server01


Impressoras compartilhadas também podem ficar ocultas

Impressora compartilhada oculta


Instalando uma impressora compartilhada oculta





Nenhum comentário:

Postar um comentário