quarta-feira, 24 de junho de 2015

Consumo Elevado da CPU - Windows Modules Installer Worker (TiWorker.exe)

         Essa semana notei que meu micro estava muito lento, ao verificar os recursos do sistema percebi  um consumo excessivo de CPU, memória e disco, quando abri o Gerenciador de Tarefas, aparecia um processo chamado Windows Modules Installer Worker (TiWorker.exe).


         A solução que encontrei foi utilizar o comando  SFC /Scannow (executar CMD como administrador), para verificar se havia algum arquivo do sistema corrompido, e assim obtive a mensagem abaixo.


         Para corrigir o problema apontado pelo SFC, eu usei outro comando do DOS (executar CMD como administrador)com a seguinte sintaxe: Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth



         Feito isso os recursos do micro voltaram ao normal.

45 comentários:

  1. A solução serve para qualquer ocorrencia de lentidão pela atividade do "Windows Modules Installer Worker" ou apenas para o seu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Silvio, rapaz no nosso caso resolveu, mas tem que ser levado em consideração que este problema pode vir acompanhado de algum outro, então fica um pouco complicado te dizer que serve para qualquer ocorrência. Abraço

      Excluir
    2. Nesse caso, depende das configurações da maquina pois em algumas ocorrências não adianta esse procedimento, de acordo com muitas pessoas esse processo consome 100% da CPU do computador, não dando espaço para a execução do Prompt De Comando, esse erro só ocorre no Windows 8 e 8.1.

      Excluir
    3. Esse processo é fundamental para o funcionamento de outros programas, pelo que vi em uns testes no Windows 10 Pro, após finalizar uma atualização e reiniciar a máquina, o processo entra em estado de alto desempenho, onde ele passa a consumir mais recursos para fazer seu trabalho. Em fim, após um tempo ele volta ao normal. Bom o fato é que não se há nada a fazer, mexer com este processo, prejudica o próprio sistema operacional, portanto, recomendo ignorarem e aguardarem, dependendo da máquina o consumo é alto, mas para o hardware não é muito, como no meu caso, onde ele chegan o máximo a forçar o disco a usar 25% de atividade somente neste processo, 20% no processador, 300000 K de memória... ele pode oncilar.

      Excluir
  2. este problema persiste. em alguns casos ele chega a consumir 100% da CPU do PC(dependendo da potencia da maquina),e, nem sempre o problema será corrigido.depende de como o arquivo do windows foi corrompido.

    ResponderExcluir
  3. Fiz todo o processo e continua o msm tanto CPU Memoria e o Disco estao oscilando e chega ate 100%, mas p meu Notebook, esta normal,nao esta lento.Tem algum problema se eu usa- lo msm com esses problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanete, bom se o note está funcionando normalmente siga em frente..rs A gente teve esse problema e no nosso caso a máquina ficou uma "carroça" literalmente, mas não há problema nenhum usar assim, já que seu note encontra-se normal.

      Excluir
    2. Vanete vc tem que esperar o procedimento terminar, isso demora um pouco, não sei se foi o seu caso, mas não feche o prompt ante de concluir o reparo. Isso serve para quem for fazer o procedimento.

      Excluir
    3. Ignore o Processo, ele não fazerá mal nenhum, pelo contrário, ele é vital para o funcionamento do Windows, pelo que percebi, ele está presente apenas apartir da versão Windows 8, ou seja qualquer distribuição do Windows 8, 8.1 e 10.

      Excluir
  4. Nem precisa essa "putaria" toda pra resolver uma besteira...
    Clique em: Abrir central de ações (aquela bandeirinha) >> Soluções de problemas >> Corrigir problemas com o Windows Update. Aguarde, de a permissão de ADM e pronto, problema resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente pode não precisar dessa "putaria" toda, postamos aqui uma das possíveis maneiras que encontramos pra resolver esse problema, se você trabalha com informática deve saber, que os problemas que encontramos sempre tem "n" maneiras de se resolver.

      Excluir
    2. Inclusive essa solução de "Corrigir problemas com o Windows Update" não funcionou parar mim, estou tentando outras maneiras.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Caso alguém tenha o problema do disco também estar 100% pode desativar o Superfetch nos serviços do windows peguei alguns casos que isso resolver usando o 8 e 8.1 e essa "putaria" do tutorial tbm já me resolveu vários casos :)

      Excluir
    5. essa de "corrigir problemas do windows update funcionou só temporariamente.. pq toda a vez que abria o windows update o processo windows modules installer worker voltava com todo gas

      Excluir
  5. Muito obrigado, eu tava com esse problema a dias e só agora consegui resolver.

    ResponderExcluir
  6. obrigada tio me ajudou demais. Tentei a solução do Marcio e rodei a soluçao de problemas umas 10 vezes e toda hora dava que o problema foi resolvido...mas não foi. Só o CMD salva amém

    ResponderExcluir
  7. A soluçao do marcio e so quebra galho reinicia a maquina e bum la esta ele novamente ocupando metade da cpu....to rodando o cmd vamos ver

    ResponderExcluir
  8. A soluçao do marcio e so quebra galho reinicia a maquina e bum la esta ele novamente ocupando metade da cpu....to rodando o cmd vamos ver

    ResponderExcluir
  9. Valeu RD TUDO, meu Win10 ficou blza com os comandos DOS. Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Valeu, no meu pc deu certo...estou com windows 10.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! no meu deu certo, falou na tela que "A proteção de Recursos do windons na pode iniciar essse serviço de reparo"

    ResponderExcluir
  12. Estava com esse problema, alto consumo da CPU, proveniente do serviço Windows Modules Installer, e enquanto eu lia as postagens aqui, recebi um alerta pedindo para reiniciar o micro, que as atualizações estavam prontas e o micro precisava ser reiniciado.
    Versão do Windows 10 PRO

    ResponderExcluir
  13. Saiu uma atualização hoje logo cedinho que parece que corrigiu esse problema, ia fazer esse procedimento mas acho que não vou precisar, vou reiniciar aqui de novo só pra ter certeza.

    ResponderExcluir
  14. Abrir gerenciador e tarefas, finalizar processo corrompido, se não for possivel ou não funcionar, gerenciador de tarefas> processo>abrir monitor de recurso> escolher qual sistema é o mais afetado>rede,cpu,etc...> selecionar>botão dirieto= suspender processo
    Obs: só suspenda o processo que causa o problema, pois se você suspender o processo errado vc pode causa problemas no sistema, nada muito grave

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu tenho esse problema, mas quando tento fazer o CMD, diz que use um promp de comando com privilégios elevados (??)
    Eu sou usuário Administrador
    Grato por qualquer ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan, vai em Menu Iniciar>Sistema do Windows>botão direito sobre o "Prompt de Comando">Mais>Executar como Administrador

      Excluir
  16. Quanto tempo em média leva a segunda operação do cmd?

    ResponderExcluir
  17. Obrigado!! Resolvido (por enquanto, rsrsrs)

    ResponderExcluir
  18. Valeu mano. Funcionou aqui. Eu penando pra manter meu processador frio e o Windows me apronta uma dessas kkkk. Espero que esse problema não ocorra novamente.

    ResponderExcluir
  19. https://www.youtube.com/watch?v=js08C3GnGEI

    ResponderExcluir
  20. no meu caso aparece isso mas quando termina o sfc/sannow ele nao apresenta erro nem um...

    ResponderExcluir
  21. to solve the windows modules installer worker issue you can stop updating by manual setting and read about world's slimest laptop Asus zenbook flip S




    ResponderExcluir
  22. https://www.drivereasy.com/knowledge/windows-modules-installer-worker-high-cpu-on-windows-10-solved/

    esse aqui tem a solução

    ResponderExcluir