sábado, 1 de julho de 2017

Como Descobrir o Fabricante da Sua Placa de Rede

Bom dia
Hoje vou passar alguns links que dão acesso a bases de dados onde você pode consultar o fabricante de sua placa de rede.
Dividi este post em duas partes:
A primeira é para quem quer uma explicação mais detalhada sobre o que é e como é formado o endereço MAC da sua placa de rede.
A segunda parte é para quem quer ir direto ao assunto e resolver o problema.
Portanto faça sua escolha e bom proveito.

1ª Parte
O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, é usado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.
O endereço MAC é formado por um conjunto de 6 bytes separados por dois pontos (“:”) ou hífen (“-”), sendo cada byte representado por dois algarismos na forma hexadecimal, como por exemplo: "00:19:B9:FB:E2:58". Cada algarismo em hexadecimal corresponde a uma palavra binária de quatro bits, desta forma, os 12 algarismos que formam o endereço totalizam 48 bits.


Há uma padronização dos endereços MAC administrada pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que define que os três primeiros bytes - imagem acima, chamados OUI (Organizationally Unique Identifier), são destinados a identificação do fabricante - eles são fornecidos pela própria IEEE. Os três últimos bytes são definidos pelo fabricante, sendo este responsável pelo controle da numeração de cada placa que produz. Apesar de ser único e gravado em hardware, o endereço MAC pode ser alterado através de técnicas específicas.

2ª Parte
Os links abaixo são de sites que oferecem o serviço de consulta a endereços MAC, basta você ter o endereço e digitar no campo de busca que o site faz a pesquisa no banco de dados.


Abraço a todos, até aproxima.

3 comentários:

  1. How to solve windows modules installer worker issue you can stop updating by manual setting and read about world's slimest laptop Asus zenbook flip S




    ResponderExcluir
  2. Cara Parabéns pelo blog, você tem postado muitas coisas úteis! Abraços!

    ResponderExcluir