terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Painel da Honda CBX 250 Twister Zerando na Partida



       Este tutorial tem a finalidade de resolver o problema do painel da Twister que fica zerando (apagando o hodômetro parcial e a hora) na hora de dar partida na moto. Esse defeito tem uma série de causas possíveis que vou citar abaixo. Para contornar esse problema existe uma maneira de não deixar o painel sem alimentação durante a partida através de uma modificação no mesmo.

        As possibilidades que podem ser verificaras antes de se fazer a modificação do painel:

1- Verifique a carga/vida útil da bateria. Quando é dado partida na moto ele precisa que a bateria esteja 100% boa, caso contrário vai faltar alimentação para o painel e o mesmo vai zerar;

2- Verifique os terminais da bateria, muitas vezes pode ter zinabre o que acarreta mal contato, caso este seja o caso, limpar os polo da bateria e os terminais;

3- O interruptor do motor RUN/OFF e o botão de Start/Partida podem estar com mal contato, neste caso você pode desmontar o punho de partida e limpar os contatos e passar graxa para não oxidar novamente;

       Caso essas medidas acima não resolvam o problema pode ser feita a modificação abaixo, que tem a função de manter constante a alimentação do painel de forma ininterrupta durante a partida, independente da bateria estar fraca.



OBS: O diodo pode ser um 1n5408 que suporta 3Ampéres e o capacitor pode ser 10000uf x 25v.

            Espero ter ajudado, grande abraço.

8 comentários:

  1. no caso da minha o - era verde e o 12 era vermelho e preto, e o verde e vermelho era do botao start, funcionooouuu

    ResponderExcluir
  2. estava com esse problema, mas troquei a bateria e resolveu, mas o relogio esta dando variaçåo na hora de um dia para outro, a noite a moto fica parada, e o relogio atraza, sera o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já consertou este problema? Na maioria das vezes o capacitor irá resolver pois resolve bem a falta de tensão no painel.

      Excluir
  3. estava com esse problema, mas troquei a bateria e resolveu, mas o relogio esta dando variaçåo na hora de um dia para outro, a noite a moto fica parada, e o relogio atraza, sera o q pode ser?

    ResponderExcluir
  4. estava com esse problema, mas troquei a bateria e resolveu, mas o relogio esta dando variaçåo na hora de um dia para outro, a noite a moto fica parada, e o relogio atraza, sera o q pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Resolvi este problema recentemente da minha ano 2007, até agora não apresentou problemas, utilizei o diodo 1n5408 e o capacitor 4700uf x 25v. Os terminais da bateria de minha moto precisavam ser apertados também, aproveitei limpei bem e lixei os terminais e ficou até agora 100%.

    ResponderExcluir
  6. Não resolvi na minha 2002, as cores não são as mesmas, o esquema do diodo deu certo de acordo com um vídeo no youtube, mas onde coloquei o capacitor além de não segurar a hora deixou o conta giro maluco, rsrs! se alguem souber de quais os fios usar me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  7. Eu troquei o painel da minha moto e o km zerou oque eu faço pra voltar o km original

    ResponderExcluir